Manual home Send Feedback Print

Previous Topic

Book Contents

Book Index

Glossário de termos

Neste capítulo

Bidirecional

Modo EDTA

VHS

FSE

Turvo

Sistema anfitrião

DIV

MSDS

Correção de temperatura

Unidirecional

WI

Bidirecional

Comunicação bidirecional significa que existe comunicação bidirecional do Interrliner para o HOST (pedidos e resultados de amostra) e do HOST para o Interrliner (confirmação ou negação de pedidos de amostra).

Modo EDTA

O modo EDTA é utilizado para amostras não diluídas recolhidas em tubos com anticoagulante de EDTA. As amostras são automaticamente diluídas no Interrliner durante a aspiração.
A quantidade usual de EDTA em tubos de amostra é de 1,8 mg por cada 1 ml de sangue. 1 ml de sangue pesa cerca de 1060 mg e a concentração de EDTA é portanto de 0,17%, encontrando-se dentro dos requisitos para o modo EDTA neste instrumento.

VHS

VHS é a abreviatura de Velocidade de Hemossedimentação. Refere-se à quantidade de sedimentação (definição) de eritrócitos (células vermelhas) numa coluna de sangue por um tempo específico.

FSE

FSE=Field Service Engineer (Engenheiro de Assistência em Campo)

Turvo

Turva: A sedimentação é reportada como "turva", quando o limite entre o plasma sanguíneo e os eritrócitos não pode ser definido claramente.

Sistema anfitrião

HOST: Neste manual, o termo SISTEMA ANFITRIÃO é utilizado para indicar o sistema de computador e o software associado (LIMS) que fornece a gestão de amostra ao laboratório.

DIV

DIV é a abreviatura de Diagnóstico In Vitro. Este tipo de diagnóstico é realizado em amostras biológicas num tubo de teste ou, de um modo mais geral, num ambiente controlado fora de um organismo vivo. In vitro significa em vidro em latim.

MSDS

SDS é a abreviatura de Ficha de Dados de Segurança Neste tipo de FDS podem ser encontrados todos os tipos de dados importantes sobre os reagentes.

Correção de temperatura

Correção de temperatura: A sedimentação de células sanguíneas é um processo que depende da temperatura. Para obter resultados comparáveis, a correção de temperatura deverá sempre ser utilizada. Os resultados da VHS são então corrigidos para o valor que teriam tido à temperatura padrão de 18,3°C.

Unidirecional

A comunicação unidirecional significa que existe apenas uma comunicação unidirecional do Interrliner para o HOST. Apenas são enviados resultados de amostras e mensagens relacionadas com os resultados.

WI

WI é a abreviatura de Work Instruction (Instrução de trabalho) e é utilizada com um número de índice para uma gama de instruções de trabalho.

To top of page Mechatronics home Send Feedback Print